sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Formulário de Descrição do Projeto


1 – TÍTULO

            handTECH – Tecnologia ao alcance das mãos

2 – EQUIPE

  • Almir Junior
Email: almirjunior.adm@hotmail.com
Engenharia de Produção Civil
  • Felipe Garabini
Email: felipegarabini@yahoo.com.br
Engenharia de Produção Civil
  • Lara Melo
Email: lara_melo@hotmail.com
Engenharia de Produção Civil
  • Nathalia Ferreira Coelho
Email: nfcoelho@hotmail.com
Engenharia de Produção Civil
  • Wanderson Cardoso
Email: wandcardoso@yahoo.com.br
Engenharia de Produção Civil

Professor orientador/coordenador do projeto: Anderson Higino
Professores Colaboradores:
Monitores:
Pessoal Técnico Administrativo:

3 – SITUAÇÃO PROBLEMA

O carrinho de mão é um sistema de transporte de materiais indispensável nas obras de construção civil, entretanto seu modo operacional é bastante simples. Ele é manipulado por operários do canteiro de obras que precisam fazer bastante esforço para realizar o transporte de cargas. Esse esforço é realizado em situação incômoda e na maioria das vezes, carregando um grande volume e massa de material. Em meio ao contexto tecnológico atual, é um desafio válido para a formação do engenheiro propor melhorias ao modelo convencional do carrinho de mão, de forma a proporcionar maior conforto e facilidades no transporte, além de adequar o modelo à filosofia de sustentabilidade.

4 – OBJETIVOS

Objetivo Geral: Desenvolver soluções que possam trazer melhorias ao modelo convencional de carrinho de mão e, ao mesmo tempo, diminuir o esforço e melhorar a segurança do operário e durante o transporte, que deverá permitir o carregamento de maior massa e volume de material.

Objetivos Específicos:

  • Analisar os modelos de carrinhos de mão existentes;
  •  Identificar as características predominantes de materiais, estrutura e capacidades;
  • Propor soluções físicas e mecânicas para diminuir o esforço realizado por um operário que conduz o carrinho de mão.
  • Analisar materiais capazes de substituir os convencionais;
  • Construir um protótipo que possa representar o modelo proposto.

5 - JUSTIFICATIVA
A construção civil tem vivenciado um grande crescimento no Brasil, o que pode ser comprovado por diversas agências de notícias e pesquisas do país. No portal do governo federal  www.brasil.gov.br, o crescimento do setor está sempre entre as publicações de destaque:
Para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), a construção civil espera crescer 6% em 2011. De acordo com o presidente da Cbic, Paulo Safady, o valor é "mais que a indústria como um todo e acima do índice esperado para o Produto Interno Bruto [PIB]". Safady destacou que a expansão é "significativa porque parte de uma base negativa em 2009 e que, em 2010, foi de 11%". As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os megaeventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 "serão o motor do desenvolvimento" do setor nos próximos anos, assegurou Safady. (BRASIL, 2011, sem paginação)
 Nesse contexto de crescimento, o setor está sempre em busca de novidades que possam agregar melhorias ao processo e às condições de trabalho dos operários dos canteiros de obras. A realização de feiras e concursos que objetivam o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias para o setor é cada vez mais comum. Grandes empresas, tais como a Odebrecht Realizações Imobiliárias, uma das maiores construtoras do país, e a editora PINI, que é a responsável pelas publicações técnicas da área, realizam anualmente concursos para premiar soluções que caminham neste sentido.
Segundo Peter F. Drucker, em artigo adaptado do livro “Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios” (1998), “ninguém pode dizer se determinada inovação vai virar um grande negócio ou uma realização modesta. Mas ainda que os resultados sejam modestos, a inovação de sucesso visa desde o começo a se tornar a definidora de padrões, determinar a direção de uma nova tecnologia ou de um novo setor.”
De acordo com a evolução natural dos processos e a crescente demanda do setor, o transporte de materiais, apesar de já ter vivenciado grandes avanços, ainda carece de muitas melhorias. O uso de novos equipamentos de transporte de materiais, incorporando tecnologia e aspectos de modernidade, tais como as gruas, os elevadores elétricos, mini guinchos, dentre outros, não aposentou o conhecido carrinho de mão. Este equipamento continua sendo indispensável nos canteiros de obras de todo o país. Com o intuito de incorporar melhorias ao tradicional carrinho, de forma a adequá-lo às necessidades do mercado e dos trabalhadores que fazem uso dele, propusemos o projeto HandTECH.


6 – METODOLOGIA (MATERIAIS E MÉTODOS)
Em princípio, o grupo partirá da análise de textos e materiais existentes sobre o assunto, além de manuais de fabricantes do produto, para determinar as características dos modelos de carrinho de mão predominantes no mercado.
            Na sequência, utilizando livros e materiais didáticos de física, mecânica e áreas afins, serão estudadas formas de promover melhorias no carrinho de mão. Tendo definido um modelo que atenda às características pretendidas, a etapa seguinte será a análise de materiais.
            Para a escolha do material, o método principal será a pesquisa de novos materiais no mercado que possam atender às especificações para o produto em desenvolvimento, no que diz respeito a resistência, leveza, baixo custo e sustentabilidade.
            Finalmente, será realizada a construção do protótipo que representará o modelo a ser desenvolvido. O grupo estudará a melhor forma de apresentar o novo produto, demonstrando sua aplicabilidade e viabilidade econômica.


7 – ETAPAS


ETAPAS
Critérios e Instrumentos de Avaliação
Avaliadores
1 - Análise de modelos existentes
Exposição interna ao grupo dos resultados encontrados a respeito dos modelos de carrinho de mão existentes no mercado
Membros do Grupo e Professor da área
2 - Identificação de Características predominantes e essenciais
Relatório das características principais do carrinho de mão
Professores da área
3 - Proposição de melhorias
Seminário interno para estudo das melhorias a serem incoporadas ao modelo
Membros do grupo e professores da área
4 - Análise de material
Relatório com os possíveis materiais existentes no mercado que possam atender às características pretendidas pelo projeto
Membros do Grupo e Professor da área
5 – Construção do Protótipo
Exposição Pública de um modelo representativo do projeto
Membros da classe, Professores da área e Coordenação do Projeto
6 – Produção do Relatório final
Relatório documentando todo o processo de desenvolvimento do projeto e as conclusões a respeito da sua elaboração
Coordenador do Projeto




8 – CRONOGRAMA DE TRABALHO


ETAPAS
INÍCIO
FIM
1 - Análise de modelos existentes
28/set
8/out
2 - Identificação de Características predominantes e essenciais
8/out
19/out
3 - Proposição de melhorias
19/out
4/nov
4 - Análise de material
4/nov
9/nov
5 – Construção de Protótipo
9/nov
16/nov
6 – Produção do Relatório final
16/nov
30/nov


9 – ORÇAMENTO
            Os recursos financeiros serão demandados apenas na etapa de construção do protótipo. As etapas anteriores serão realizadas com recursos dos próprios integrantes do grupo bem como das instalações do CEFET-MG.
            Entre os recursos financeiros demandados estão os materiais e serviços relacionados à construção do protótipo.





10 - REFERÊNCIAS
                    Além do uso da internet para pesquisas de materiais e conceitos para fundamentar nosso projeto, o grupo consultou o livro Mecânica Estática, dos autores Meriam e Kraige. Algumas amostras de materiais foram coletadas, e podem ser vistas em um dos posts do blog, em especial a linha ECOlogica.


Belo Horizonte, 23 de setembro de 2011.

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